No mundo atual vivemos em uma sociedade em que a geração jovem foi criada a superprotegida.
Muitos tiveram uma vida muito fácil,e não tiveram dificuldades com suas proprias experiências,
exemplo são os pais que seguram seus filhos e impendem de eles terem cedo uma vida com responsabilidade.Por isso quando crescem não sabe lidar com as diversidades,decisões,não impoem responsabilidade a si.
Pensando nessa forma,cheguei ao seguinte tema.Será que não estamos fazendo a mesma postura das familias,formando discipulos e lideres que dependem do outro,sem decisões que não sabe encarar nenhuma dificuldade ?
Na verdade,existe muitos lideres assim,superprotetores,que fazem de tudo pra seus liderados não errarem,e não passem as mesma dificuldades que enfrentaram,e com isso acabam formando pessoas dependentes que sempre vai depender do lider para algo,que nunca vai tomar uma postura para somar na obra de Deus.Muitas vezes essa postura que tomamos de superprotetores é o fruto da nossa maneira de ser adquirido pela educação dos nosso pais e até mesmo de líderes que tivemos.
O lider pode influenciar as pessoas de qualquer forma,não existe lider que não influencie,ser lider é um desafio para qualquer pessoa é obter mais responsabilidades...
Uma situação é que esses líderes adquirem essa superproteção causadas pelas suas vivencias em momentos difíceis ou seja fatos que aconteceram em seu passado,a dias,meses e ate anos...E com isso esses líderes acabam se tornando o ''Eu'',eu faço,eu resolvo,eu prego,eu leio a bíblia,eu oro,e entre outros e mais outros exemplos,isso faz com que ele lider não forme uma liderança nova e preparada para tomar e adquirir decisões e responsabilidades.
Lembre-se se você é um bom lider vai gerar bons discípulos e novos lideres para liderar,mas pra isso precisam aprender.
Ninguém é super-homem uma hora você não vai dar conta de tudo sozinho,e vai se sobrecarregando,acabando fazendo as coisas
mal feitas porque não tem assitência da ajuda de alguém,é terrível ver o lider carregando o ministério nas costas...
Ouça o conselho de Jetro, sogro de Moisés (Êx 18.13-27), e distribua suas funções, então faça bem feito o que Deus colocou em suas mãos.
O lider acaba se tornando pai e normalmente não ver isso,não chama atenção quando o outro não coloca sua obrigação no lugar,
deixa o liderado mal acostumado só deitado na rede recebendo aquela brisa,porque se ele não fizer o líder sempre irá fazer.
Por isso as vezes é bom deixar ele errar,pisar na bola,é assim que aprendem esse também é o preço do progresso.A sua liderança
será muito melhor se você distrubuir tarefas e não carregar tudo em suas costas.
''Lembre-se, cuidado não é superproteção, acompanhamento não é domínio, discipulado não é cercar ou proteger a pessoa.
Liderar é fazer como Jesus fez com seus discípulos, ensinou e os acompanhou sem ser superproteto.''
Comentários
Leia antes de comentar:
Os comentários deste blog são todos moderados;
Escreva apenas o que for referente ao tema;
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
Faça comentários relevantes;
Obrigado por sua visita e volte sempre.